terça-feira, 27 de outubro de 2015

PROJETO DE RESTAURO DA CAPELA DE SÃO JOÃO BATISTA - CATALÃO/GO




















A proposta de Restauro tem como premissas a manutenção da capela e do coreto com a retomando da ambiência interna existente, retirando as intervenções que descaracterizaram a capela – colocação de forro em gesso, roda meio, roda forro, rodapé e arabescos em gesso; barrado marmorizado e as pinturas parietais da capela.
Além da retirada destes elementos será inserido forro em madeira seguindo a inclinação do telhado, deixando as linhas altas das tesouritas aparentes, instalação de nichos em aço inox e vidro temperado para colocação das imagens na capela, luminárias novas.
Todas estas intervenções permitem a leitura da Capela e das intervenções propostas e não descaracteriza a ambiência interna da ermida, intervenções perceptíveis, com a utilização de materiais atuais e/ou compatíveis com o espaço interno o que possibilita a leitura do que foi preservado e o que foi inserido após a obra de restauro. O restauro busca sanar as patologias na edificação que deterioram o bem cultural e /ou aceleram esse processo.
No Coreto, as intervenções seguem o mesmo princípio da Capela, porém com maior liberdade: troca das portas, colocação de janelas em vidro temperado, construção de um banheiro para Portador de Necessidades Especiais, porém as intervenções propostas inserem novos materiais contemporâneos e também compatíveis com a construção.
A área total do projeto é de 214,74 m2 sendo a seguinte:  129,28 - Capela de São João Batista (Nave, altar e atrio– 107,53 m2, Coro – 17,77 m2, Campanário -3,98 m2) e 85,46 m2Coreto (Pavimento térreo – 43,90 m2 e Pavimento superior – 41,56 m2).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acupuntura Urbana

Confira Intervenções Urbanas em Carmo do Paranaíba - Texto, Projeto e Fotos da Obra

Projeto Fonte das Lavadeiras Obra- Fonte das Lavadeiras ...